segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O profissional de Redes de Computadores e o mercado.


Perfil do Profissional 


Cabe ao profissional em Redes de Computadores administrar, projetar, manter e estudar as necessidades e técnicas adequadas para o bom desempenho das redes de computadores e de banco de dados numa empresa ou instituição. Ele deve saber analisar planos e estabelecer contatos para verificar possibilidades e conveniências de utilização de sistemas de informação, visando à  apresentação de projetos sobre viabilidade técnica de implantação de rede.
Para isso o profissional deve possuir sólidos conhecimentos em Redes de Computadores, que lhe permitam atuar em implementação e administração de ambientes eficientes,eficazes e seguros; capacidade de implementar programas de computadores que complementem o ambiente de redes, tornando-o configurável;conhecimento de controle e administração de projetos.

Mercado de trabalho

Por ser uma área em pleno desenvolvimento, a demanda por profissionais com conhecimentos sólidos em redes estimula o crescimento de um mercado de trabalho capaz de absorver um grande número de pessoas qualificadas. Qualquer segmento da indústria, comércio e prestação de serviços faz uso de computadores interligados entre si, o que exige um supervisor que desenvolva e mantenha o controle dessa estrutura computacional.


O profissional em Redes de Computadores pode exercer atividades de estudo, projeto, implantação e administração de redes convergentes, sistemas operacionais, serviços de infraestrutura de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação. Pode atuar também como autônomo, ou seguir a área de pesquisa científica, trabalhando em instituições de pesquisa ou ensino voltadas para novas tecnologias na área de Redes de Computadores. 

 Áreas de atuação

  • Empreendedor na solução de problemas relacionados a Redes de Computadores;
  • Atividades em empresas de todos os segmentos econômicos;
  • Projeção e implementação de soluções de rede;
  • Elaboração e implantação de projetos lógicos e físicos de redes locais de computadores e redes de comunicação de longa distância;
  • Diagnóstico e solução de problemas relacionados à comunicação de dados;
  • Gerência de infraestrutura de Redes de Computadores.

2 comentários:

  1. ai galera!! pode faser o curso de redes na micro!! fui aluno de wagner, ele é o cara!! HOJE TRABALHO NA AREA graças ao curso

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Tecinfo!Sucesso e prosperidade! E conte com a família Microlins-CG sempre que precisar, abraços!

    ResponderExcluir